terça-feira, 8 de julho de 2008

Texto Sobre "Ferramentas Virtuais de Comunicação"

FERRAMENTAS VIRTUAIS DE COMUNICAÇÃO


Ferramenta é um dispositivo para facilitar tarefas diversas.
Virtual é, no popular, tudo aquilo que diz respeito as comunicações via Internet.
Comunicação é a materialização do pensamento/sentimento em signos/linguagem conhecidos pelas partes envolvidas.
O que é, então, uma ferramenta virtual de comunicação?
São ferramentas que usamos para a comunicação com outras pessoas através da internet. E elas são muitas, como por exemplo:

a) Buscadores - Têm por finalidade buscar informações disponibilizadas na rede. Google (google.com.br), Yahoo! (yahoo.com.br) e MSN Serch (search.msn.com.br)

b) E-mail – É o tão conhecido “Correio Eletrônico”. Uma pessoa com um endereço na rede pode trocar correspondências com outras pessoas. É a carta que não precisa mais de carteiro, papel e tinta. Há vários provedores e sites que não cobram nada e qualquer pessoa pode criar uma conta de e-mail. Essa é uma das principais ferramentas da internet, senão for a principal.

c) Comunicadores Instantâneos – São os famosos “Messenger’s”. Permitem a troca de informações, textos, arquivos,voz e imagens em tempo real entre pessoas que tenham esses programas instalados em suas máquinas em qualquer lugar do planeta. MSN Messenger (messenger.msn.com.br), Yahoo! Messenger (br.download.yahoo.com/messenger) e ICQ (icq.com.br).

d) Bate-Papo ou Chat – Este recurso está perdendo espaço para ferramentas mais modernas como os comunicadores instantâneos. Mas ainda são muito usadas por pessoas que querem encontrar outras pessoas. Alguns dos bate-papos mais movimentados são: UOL (uol.com.br/bp), Terra (chat.terra.com.br/chat) e MSN(chat.msn.com).

e) Blogs, Flogs e Moblogs - Blog Local onde você publica, textualmente, seu dia-a-dia ou qualquer tipo de informação. É uma forma barata e fácil de se ter seu próprio " site.com" na Internet. Os mais famosos e utilizados são: Blogger ( blogger.com), The Blog (theblog.com.br), TypePad (typepad.com) e BliG ( blig.com.br). Neste caso: os dois primeiros são gratuitos, o terceiro é pago e o quarto têm as duas opções. Fotolog ou flog são sites de fotos enviadas pelo dono do flog, geralmente atualizado diáriamente, permitindo também comentários feitos pelos visitantes. Os mais utilizados são: Fotolog (fotolog.net ), GigaFoto (gigafoto.com.br ) e Flog Brasil (flogbrasil.com.br ). – Moblogs são endereços que podem ser atualizados pelo celular. Vale a pena visitar o site Textamerica (textamerica.com ), onde textos, fotos e vídeos podem ser enviados de telefones celulares, por e-mails ou mensagens MMS.

f) Redes Sociais de Relacionamento - Sites que unem amigos de longas datas, conhecidos ou meros desconhecidos com os mesmos interesses em um mesmo local.. Para conseguir essa afinidade é necessário que você cadastre seu perfil, com informações pessoais e profissionais. Algumas opções são: orkut (orkut.com), 1Grau ( 1grau.com), Gazzag ( gazzag.com) e Beltrano (beltrano.com.br). Existem, também, sites de relacionamento profissional onde o princípio é o mesmo, mas com a finalidade de unir profissionais de uma determinada área do conhecimento. São eles: LinkedIn (linkedin.com) e Ryze (ryze.com).

g) Telefonia Virtual - Há programas disponíveis na Internet que permitem fazer ligações locais, nacionais e internacionais utilizando a Internet. Basta ter o programa instalado, um microfone e uma caixa de som e pronto. Poderá conversar com o mundo inteiro. Vale a pena conferir: Skype( skype.com) e Yahoo! Messenger(br.beta.messenger.yahoo.com)

h) Grupos de Discussão – São grupos organizados por temas que se comunicam por e-mail. Não devem ser usados somente para buscar informações, mas sim serem usados para trocar idéias gerando o debate, a discussão.

i) AVA – Ambientes Virtuais de Aprendizagem – É um espaço virtual na internet que possibilita a interação e comunicação entre professores e alunos através de debates, fóruns, chats, textos, e-mails, enriquecendo o processo de ensino aprendizagem. O espaço conta com suporte técnico e os usuários podem estar em lugares geográficos diferentes mas conectados ao mesmo tempo.

Então mãos à obra para conhecer e começar a utilizar todas ou a maioria delas e tornar-se um verdadeiro internauta.
Boa Viagem !

Sites consultados:
http://www.gmoura.com/
http://www.redeaprendizagem.blogspot.com/
http://www.wikipedia.com.br/






13 comentários:

Anônimo disse...

Oi Carla, todas estas ferramentas tem ajudado em muito nosso trabalho como docentes. Mas tem uma coisinha que está me incomodando um pouco....É a questão do excesso de tempo que ficamos em frente ao pc por conta destas maravilhas....Fora isto .... Gostei muito do teu blogger... Abraço da Luciana.

Unknown disse...

Oi Carla!
A variedade de ferramentas é realmente grande com grande possibilidades nas diferentes áreas do conhecimento. O problema como aponta a Luciana, é da falta de tempo, ou do execsso de tempo que ficamos plugados.
Abraços

Av. Paulino Fernandes Silva,409 disse...

Olá Carla!
Muito bom seu blog, estava procurando sobre ferramentas virtuais de comunicação e vc já me adiantou. Valeu! Estou fazendo um curso a distância pela net. Fica ai então o meu muito obrigado e parabéns! Bjs.

Av. Paulino Fernandes Silva,409 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Madalena Ribeiro Moleiro disse...

Parabéns Carla!
Seu blog está ótimo.
E o texto sobre "ferramentas virtuais de comunicação" é muito rico e realista.
Abraços.
Madalena - NTE/Naviraí

Carlos disse...

Olá Carla, gostei muito do seu blog, ele me ajudou muito nas minhas pesquisas.
Abraços,
Carlos

Unknown disse...

OI PROFESSORA CARLA AQUI QUEM FALA EO LUCAS FERNANDO ADOREI O CEU BLOG

Profera - Lubel disse...

Olá professora Carla, seu blogs/ pagina contribui muito na minha pesquisa solicitada de curso a distância/NTE. Obrigada.

Professora Luiza Coxim/MS

O Pequeno Princípe disse...

Olá, professora Carla, seu blog me ajudou muito na pesquisa que me foi solicitado no curso a distância/NTE. Obrigada.
Professora Aletéia Patrícia- Coxim

Anônimo disse...

Oi estava fazendo uma pesquisa sobre o tema e sem querer ser imediatista me satisfez totalmente o conteúdo do seu blog, além de ser colorido bem estruturado enfim muito legal
Parabéns.

Anônimo disse...

ACHEI O QUE ESTAVA PRECISANDO CARLA seu trabalho me ajudou em muito em realizar o meu.Se aprimorarmos nossas comunicações, êsse mundo fica sem fronteiras para nós, en tão vamos explorar o mundo através das tecnologias virtuais sempre pensando no bem.

Anônimo disse...

bom comeco

Anônimo disse...

dmyuogcct www.louisvuittonhandbagsdiscountsale.com lzdzjpmsq [url=http://www.louisvuittonhandbagsdiscountsale.com]discount louis vuitton handbags[/url] bdtmqdpkt
dgnvkitqy www.newdiscountlouisvuittonhandbag.com rcsrryhzn [url=http://www.newdiscountlouisvuittonhandbag.com]louis vuitton bags for sale[/url] fzaumntor
vfuwoyxzl www.louisvuittonluggageonline.com ukjgcsrgi [url=http://www.louisvuittonluggageonline.com]handbags louis vuitton[/url] xkxvsirfv
ucpfhvfnh www.louisvuittononsaleshoes.com dmhseatlp [url=http://www.louisvuittononsaleshoes.com]louis vuitton handbags usa[/url] zppoiqklp
gcqhghocj www.louisvuittonhandbagson-sale.com zdmqfnrgr [url=http://www.louisvuittonhandbagson-sale.com]louis vuitton for sale[/url] phzidelak