
VALEU PROFESSORAS JÔ, GI, BETINHA, FLÁVIA E LARA.
A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são. Fernando Pessoa
EDUCAR O EDUCADOR
Educar o Educador !
Eta coisinha difícil de fazer. Como é difícil convencer um professor que ele não está acabado quando sai da sua formação. Que se o mundo muda, nós temos que mudar com ele e a educação também.
Educar não é tarefa só do professor, envolve também os pais, os administradores, os funcionários da escola, a comunidade. O contexto educacional deve ser participativo, só assim aprendemos verdadeiramente. Ensinar de maneira autoritária pode até funcionar a curto prazo, 0s alunos aprendem os conteúdos, mas não aprendem a ser cidadãos, a ser gente.
“Só podemos educar para a autonomia, para a liberdade com autonomia e liberdade. Uma das tarefas mais urgentes é educar o educador/pai para uma nova relação no processo de ensinar e aprender, mais aberta, participativa, respeitosa do ritmo da cada aluno, das habilidades específicas de cada um.“ (José Manoel Moran)
Acredito que é no trecho acima que reside nosso principal problema. Não fomos educados desta maneira e temos uma dificuldade enorme em nos “reeducar” e em convencer colegas, administradores, pais e comunidade que só assim poderemos mudar esse quadro educacional que se complica ano a ano
Mesmo admitindo nossa ignorância sobre uma enormidade de coisas, que só sabemos ensinar aquilo que aprendemos e que aprendemos muito pouco, ainda temos muitos problemas que não nos deixam enxergar maneiras de mudar. Temos medo do diferente, medo de arriscar e o medo paralisa.
Espero manter uma atitude otimista frente a essas mudanças no papel do educador agindo de forma honesta, autêntica e confiante nesse nosso mundo onde os meios de comunicação dizem como devemos ser.
Espero me tornar uma pessoa LIVRE!